Os atores sociais da saúde e da informação são parte inerente e conformam a dimensão da rede social da BVS, representam um dos pilares para o êxito da rede, atuando como agentes das ações de cooperação em informação científica e técnica. (ver A BVS como marco operacional de trabalho em rede)

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma instância BVS é a identificação e articulação da rede social e definição de responsabilidades para o trabalho cooperativo. A composição desta rede deve buscar o maior grau possível de representatividade de instituições produtoras, intermediárias e de usuários de informação de referência em seu campo de conhecimento, e pode ser ampliada de forma gradativa e contínua para outros atores sociais. A rede social de uma BVS é, portanto, uma dimensão dinâmica, que se (re)modela em consonância com a realidade das práticas científicas

Normalmente, uma ou mais instituições assume a liderança desse processo de articulação. A reunião de grupos heterogêneos que se interconectam por interesses comuns é uma contribuição da BVS para fortalecer e ampliar a capacidade de diálogo e integração entre os atores de uma mesma rede social.

A rede social de uma BVS é, portanto, uma dimensão dinâmica, que se (re)modela em consonância com a realidade das práticas científicas.

Cada uma das iniciativas integrantes da BVS se desenvolve nos âmbitos geográficos, institucionais e temáticos de modo complementar.

.Instâncias Temático-Regionais – Nas instâncias temático-regionais um conjunto de países assume a responsabilidade de mobilização e coordenação das instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação de uma determinada área temática para operação na BVS.

.Instâncias Temático-Nacionais – Nas instâncias temático-nacionais, um conjunto de instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação de um determinado país se reúne para assegurar a representatividade de uma determinada área temática, em âmbito nacional, na BVS.

.Instâncias Nacionais – Nas instâncias BVS nacionais, o conjunto de instituições produtoras, intermediárias e usuárias de informação em saúde mais representativas de um determinado país se reúne para assegurar o desenvolvimento da BVS em âmbito nacional, acompanhando também o desenvolvimento das instâncias temático-nacionais do país.

.Instâncias Institucionais – As instâncias da BVS institucionais são vinculadas às instituições de saúde de grande produção científica e técnica em saúde, que adotam o modelo da BVS como política e marco operacional para gestão da informação produzida institucionalmente.

. Instâncias Biográficas – As instâncias BVS biográficas são dedicadas a registrar trajetórias profissionais de personalidades que marcaram a história da saúde e da biomedicina, ou seja, sua rede social tem o compromisso de reunir conteúdos e desenvolver a BVS tendo o indivíduo e suas realizações e produção como tema principal.

A participação nas instâncias da BVS é sempre institucionalizada, ou seja, os membros da rede se integram como representantes legitimados pelas instituições as quais são vinculados. Esta característica preserva a participação contínua das instituições na rede, ainda que seus representantes sofram alterações.

A participação das instituições na rede é formalizada por meio de documento de comprometimento e justificativa institucional, como um termo de adesão, protocolo de cooperação ou ainda uma ata de reunião. Neste sentido, se fortalece a adoção do modelo por parte dos líderes das áreas relacionadas com a instância, bem como o apoio das autoridades relacionadas manifestada inclusive na elaboração de um documento de posicionamento em prol da BVS.

A BVS propõe mudança de paradigmas de trabalho da rede social, uma vez que requer a utilização de metodologias e ferramentas tecnológicas de colaboração em rede. Esta mudança de paradigma amplia as habilidades e competências dos sujeitos sociais na produção e aplicação de conhecimento em saúde, aumentando também a participação destes sujeitos sociais como produtores, intermediários e usuários de informação científica e técnica em saúde.