Para apoiar a rede BVS em sua evolução, qualidade e adequação ao modelo da BVS a BIREME/OPS/OMS desenvolve um Processo de Avaliação com base em indicadores e critérios de qualidade que visa orientar as instâncias BVS em sua atualização e gerar feedback de pontos positivos e a melhorar. Além disso, este processo permite classificar a BVS em seus diferentes estágios de desenvolvimento: Certificada, Em Desenvolvimento ou Piloto.

Estes estágios são dinâmicos e não lineares. Assim, a avaliação das instâncias BVS se configura como um processo contínuo. Mesmo as instâncias já certificadas são reavaliadas, podendo-se manter ou não o estágio de certificação de uma iniciativa. O objetivo da reavaliação é fortalecer e valorar o cumprimento dos objetivos propostos pela BVS ampliando a capacidade de operação das instâncias.

São indicadores de evolução de uma BVS:

- Comitê Consultivo estabelecido e funcionando;

- Plano de desenvolvimento;

- Matriz de divisão de responsabilidades;

- Portal e fontes de informação operando de modo atualizado; e

- Infraestrutura e recursos tecnológicos.

O processo de avaliação é protagonizado por um Comitê de Avaliação, que leva em conta diversos fatores como a organização dos conteúdos do portal, a compreensão e aplicação das três dimensões da BVS (redes sociais, redes de conteúdo e ambientes aprendizes e informados) como também as tecnologias, interface, atualização das fontes de informação, produtos e serviços, entre outros componentes. Além disso, a avaliação também contribui para identificar e recomendar melhorias e ajustes necessários relativos à governança, organização, atualização, plataforma tecnológica, design e navegabilidade.

Com base na análise realizada os avaliadores têm condições de apontar o que deve ser melhorado e sob quais aspectos. O resultado do Processo de Avaliação é um Relatório de Avaliação que, além de indicar o estágio de desenvolvimento da BVS, orienta as instituições do Comitê Consultivo com sugestões e recomendações relativas à adoção do modelo. O informe permite também identificar as fortalezas, debilidades e os próximos passos que permitirão a evolução da BVS, sempre almejando a certificação. Caso seja necessário, também é realizada uma reavaliação da BVS, cujo objetivo é auxiliar no acesso ao status de certificada.

Mais que avaliar e certificar as instâncias BVS, os informes as orientam na adoção do modelo. As instituições líderes (Secretaria Executiva) são contatadas e os resultados são compartilhados para o desenvolvimento contínuo e em rede.

As instâncias da BVS também podem realizar sua autoavaliação antes solicitar a avaliação à BIREME, utilizando o Documento Base de Avaliação de Instâncias da BVS disponível no portal do Modelo da BVS. Esta autoavaliação contribui com o desenvolvimento da BVS, permitindo a seus coordenadores identificar fatores críticos e necessidades de adequação à metodologia antes de solicitar a certificação. Veja também: Documento Base de Avaliação de Instâncias da BVS e o Ciclo de Vida da BVS.