Os serviços cooperativos de informação têm por objetivo maximizar o atendimento e a satisfação das demandas e necessidades de informação dos usuários da BVS. Com esta finalidade são implementadas diferentes linhas de ação focadas na promoção do uso das fontes de informação, tais como desenvolvimento e atualização das interfaces e recursos de pesquisa da BVS, capacitação de usuários, atividades de promoção e divulgação da BVS e operação do Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD).

O SCAD é o serviço de fornecimento e intercâmbio de cópias de documentos científicos, especialmente daqueles referenciados nas fontes de informação da BVS que não estão acessíveis em texto completo em formato eletrônico. Foi o primeiro serviço cooperativo a ser operado pela rede latino-americana de informação em saúde e está em funcionamento desde 1967, data de criação da BIREME. Sua operação se dá de forma descentralizada na Internet, estando integrado com a coleção de fontes de informação da BVS. Utiliza o catálogo coletivo Seriados em Ciências da Saúde (SeCS) para localização automática dos documentos nas bibliotecas participantes da BVS e cooperantes do serviço.

Coordenado pela BIREME, tem a participação da grande maioria dos países da região. O SCAD está acessível nos portais das instâncias nacionais e temáticas da BVS, assim como a partir das referências bibliográficas dos documentos recuperados nas diferentes fontes de informação. Para mais informação sobre SCAD acesse http://scad.bvs.br.